Pensar em qualidade de vida, é se deparar com um tema que contempla complexidade, a qual para que possa ser entendido, diversas áreas de estudo se debruçam para melhor entendimento. Este tema considera como o indivíduo percebe, como este se relaciona com a cultura, com os seus valores, considerando as suas preocupações, expectativas e objetivos.

É um constructo que depende de toda a nossa vivência, envolvendo o bem-estar físico, bem-estar mental, relações no trabalho, ambiental, familiares, é a partir dessa relação que é possível construir Qualidade de Vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é a percepção que o indivíduo tem em relação a sua posição na vida, que inclui sistemas de valores, cultura no qual está inserido, e seus objetivos, assim como suas expectativas, metas, preocupações. Sendo assim, o termo não está vinculado à ausência de doença, mas com um novo olhar em que cada indivíduo é responsável por ações que promovam transformações em sua vida.

Está engajado em ações que contribuem para a saúde física, mental e emocional, é primordial para a obter qualidade de vida. O comprometimento com a saúde deve ser realizado por toda a vida.

As atitudes de hoje, refletem no presente momento, mas também no futuro. Pensar em seu estilo de vida hoje, é se programar para o envelhecimento com qualidade.

Isto inclui comportamentos como escolha de alimentos, prática de atividade física, atividades sociais e individuais, como a saúde emocional e mental.

Ter controle, ou essa capacidade, é ter senso de controle, sendo definido como é a tendência de agir e de se ver como alguém que pode influenciar acontecimentos em sua vida, através do desejo, escolhas.

Relações saudáveis autoconhecimento, alimentação balanceada, hidratação e prática de exercício, entre outros, são condutas que cooperam com o bem-estar. Algumas práticas que você pode adotar em seu dia-a-dia, são formas simples que causarão impacto positivo e que fará você sentir-se melhor fisicamente e emocionalmente.

Não podemos esquecer que o tema é abrangente e que temos que lembrar da subjetividade individual. Ações como autoconhecimento, buscar movimentos que te conduzam a olhar para si, para os seus pensamentos, suas ações e como você lida com estes.

Atentar-se para a saúde emocional equilibrada faz parte de ações que cooperam para você sentir-se mais confiante e saudável. É importante ressaltar que ter qualidade de vida, não é apenas ter um corpo saudável, mas também estar emocionalmente em equilíbrio, é estar bem com mundo externo e com o seu mundo interno.

Do ponto de vista psicológico, ter qualidade de vida é pensar nas relações, que seja, nas amizades, afetiva e familiar. Manter as amizades, e afastar-se de pessoas com comportamentos tóxicos são ações que cooperam para o bem-estar.

Sair da rotina, ter passatempos, aprender algo novo, fazer novas amizades, isto é, sair do automático, proporcionar novas formas de ser e apresentar-se ao mundo. Pense nisso e elabore estratégias, inicie hoje mesmo, um novo hábito de vida.

Está ciente que você é o protagonista da sua história, é um convite à mudança, a um novo olhar, para a pessoa mais especial: você.


KEILA DIAS MAGALHÃES 06/146975

Psicóloga Clínica